Os terceiros molares, ou dentes do siso, ou dente serotino (como alguns o chamam), são os últimos dentes a se desenvolverem e aparecerem na cavidade bucal. A posição normal de um terceiro molar é posterior aos segundos molares superiores e inferiores.
Geralmente estes dentes aparecem na cavidade bucal ao final da adolescência quando se inicia o processo de erupção por conta do início da formação da raiz.
Quando o espaço é adequado, esses dentes participam da função mastigatória e não existem patologias associadas, portanto eles não precisam ser removidos.
Quando por algum motivo, geralmente por falta de espaço nas arcadas, os dentes do siso não nascem ou nascem parcialmente costuma-se indicar a extração a fim de prevenir doenças – nesses casos os dentes são chamados de terceiros molares inclusos e permanecem retidos no interior do tecido ósseo da maxila ou mandíbula.
Observe na figura acima uma situação em que há falta de espaço para irrupção dos terceiros molares.
Observe que estes dentes tornam-se inclusos e muitas vezes podem alojar-se junto às raízes dos segundos molares.
Os terceiros molares inclusos podem ser encontrados nas mais diferentes posições e inclinações. As suas raízes geralmente apresentam curvaturas. O Cirurgião bucomaxilofacial irá estudar cada caso e escolher a melhor técnica cirúrgica para cada situação.
Algumas vezes os terceiros molares irrupcionam parcialmente, ou seja, apenas uma parte da coroa aparece na cavidade bucal. Por este motivo são chamados dentes semi-inclusos. Nesta situação a higienização torna-se muito difícil, podendo ocorrer o acúmulo de restos alimentares e placa bacteriana na região, predispondo a infecções e ao mau hálito.
QUANDO OS SISOS NASCEM?
Os sisos iniciam a formação da sua coroa no interior dos ossos da maxila e mandíbula aos 9 anos de idade. Por volta dos 15 anos, ainda internos, iniciam a formação das raízes que promovem a movimentação de irrupção do dente na boca.
Por volta dos 19 anos, a formação radicular dos sisos já está completa e eles deveriam estar posicionados atrás do segundo molar participando da função mastigatória.
Caso essa erupção na boca não aconteça ou seja parcial, com o passar dos anos a raiz finaliza sua formação com a presença de curvaturas e o osso ao redor se consolida ainda mais dificultando a sua remoção. Veja nas imagens abaixo:
ONDE ESTÃO OS SISOS NA RADIOGRAFIA?
Para que se possa avaliar a presença ou ausência de um dente incluso, será necessária pelo menos uma radiografia panorâmica.
Dependendo da situação, o Cirurgião poderá solicitar mais exames de imagem, como por exemplo a tomografia computadorizada, para planejar melhor o caso.
Os sisos são os últimos dentes de cada lado das arcadas superiores e inferiores, na posição 3 dos molares.
Entre em contato via Whatsapp clicando aqui e agende já a sua consulta.
.
.
Dra. Fernanda Schimidt
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
CROPR: 28 694
Comentários