A busca por um sorriso bonito e uma mordida correta é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas procuram tratamento ortodôntico. No entanto, nem todos os casos podem ser resolvidos apenas com o uso de aparelhos dentários. Em algumas situações, a compensação ortodôntica pode não ser suficiente, e a cirurgia ortognática pode ser necessária para obter resultados satisfatórios. Vamos explorar os problemas associados à tentativa de compensar problemas dentários sem abordar as questões subjacentes com a cirurgia ortognática:
1. Limitações da compensação ortodôntica:
A compensação ortodôntica envolve mover os dentes para corrigir desalinhamentos, mas não aborda problemas ósseos subjacentes. Em casos em que a desarmonia facial ou a má oclusão são causadas por desalinhamentos ósseos significativos, os aparelhos ortodônticos sozinhos não são capazes de corrigir completamente o problema.
2. Riscos para a saúde:
Quando a compensação ortodôntica é forçada em casos inadequados, pode levar a problemas de mordida inadequada, desgaste excessivo dos dentes, reabsorções radiculares, dores na mandíbula, sobrecarga oclusal e problemas na articulação temporomandibular (ATM). Além disso, problemas respiratórios e digestivos podem surgir devido a uma má posição óssea.
3. Resultados insatisfatórios:
A tentativa de compensação ortodôntica em casos inadequados pode levar a resultados estéticos e funcionais insatisfatórios. Isso gera frustração e insatisfação por parte do paciente, além de um desperdício de tempo e recursos.
4. Melhoria na qualidade de vida:
A cirurgia ortognática pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, corrigindo problemas de mordida, melhorando a estética facial, eventualmente aliviando dores e, muitas vezes, melhorando a capacidade de fala e mastigação.
Ignorar a necessidade de cirurgia ortognática quando indicada, pode resultar em resultados insatisfatórios e riscos para a saúde. É essencial que os pacientes e profissionais de odontologia reconheçam a importância de uma avaliação completa para determinar a melhor abordagem para cada caso.
Entre em contato via Whatsapp clicando aqui e agende já a sua consulta.
.
.
Dra. Fernanda Schimidt
CROPR: 28 694
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Opmerkingen