top of page
Foto do escritorDra. Fernanda Schimidt

O QUE É A CIRURGIA ORTOGNÁTICA E QUAL SUA FINALIDADE?

A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia feita nos ossos da face com o objetivo de tratar deformidades dento-esqueléticas em adultos. As deformidades dento-faciais têm início na infância, quando a criança por qualquer motivo tem hábitos disfuncionais, é respiradora bucal ou tem uma genética desfavorável ao desenvolvimento.


Hábitos disfuncionais de chupar o dedo, chupeta ou interposição lingual
Hábitos disfuncionais de chupar o dedo, chupeta ou interposição lingual

Mordida aberta anterior



Assim que percebida a alteração no desenvolvimento (que pode ser notada também por alguma dificuldade de nascimento de dentes - sequência de erupção dentária com problemas) deve haver alguma intervenção a fim de que se mudem os hábitos ou intervenha-se no crescimento ósseo. Essa medida, caso não seja 100% efetiva para solucionar o caso com estética e função adequadas (mastigação, deglutição, respiração, fonação) reduzirá o grau de consolidação óssea da deformidade na idade adulta e levará à uma necessidade cirúrgica mais simples no adulto, por exemplo.



Aparelhos extra orais para controle do crescimento em crianças. Hoje em dia é possível realizar esse tipo de tratamento com Invisalign.

Após o término da fase de crescimento (nas meninas por volta dos 18 anos e nos meninos por volta dos 21) a consolidação de suturas importantes da face impedirá o aparelho odontológico de agir sozinho para corrigir desvios que possam ter ocorrido. É nesse momento que entra a cirurgia ortognática para resolver os desvios ósseos que aconteceram, se consolidaram e, portanto, impedem os dentes de chegarem na posição de melhor engrenamento dentário somente com o aparelho.



Consolidação óssea da má oclusão dentária no adulto

A ortodontia convencional tem um limite de movimentação dentária a partir do qual as raízes dentárias passam a ficar por fora da estrutura óssea e problemas podem acontecer. Portanto algumas situações são simplesmente inviáveis de serem tratadas apenas com o aparelho convencional (aqui chamaremos de compensação ortodôntica).

Para a Cirurgia Ortognática muitas vezes os pacientes precisam usar aparelhos ortodônticos antes e depois dela, mas aqui de forma coadjuvante, posicionando os dentes no melhor local dentro do osso, antes da cirurgia, a fim de otimizar o movimento ósseo proporcionado por ela e consequentemente o engrenamento dentário entre as arcadas. O encaixe principal dos dentes será obtido com os movimentos ósseos durante a cirurgia e, portanto, o aparelho só terá utilidade para promover a colocação dentária no melhor local dentro o osso (aqui chamaremos de descompensação ortodôntica).


Entre em contato via Whatsapp clicando aqui e agende já a sua consulta.

.

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page